10.ago.16
5 dicas para gerar experiência de consumo com a sua marca

Foi-se o tempo em que para uma empresa se posicionar no mercado bastava oferecer um produto ou serviço com qualidade e preço justo. O consumidor atual busca comprar uma experiência de consumo.

Essa experiência é construída durante toda trajetória do cliente em contato com sua empresa, e desde o primeiro contato até o pós-venda, é possível envolver o consumidor e impactá-lo positivamente.

Por que vender experiência de consumo?

Uma empresa que tem os processos desenvolvidos para oferecer experiência de consumo tende a vender mais e melhor, e também a fidelizar mais clientes.

Essa estratégia é capaz de impulsionar os resultados da empresa, pois o cliente tem um forte poder de voz sobre a reputação da marca e ele é quem vai fazer a propaganda boca a boca do que consome.

Listamos aqui 5 dicas que vão te auxiliar a gerar uma boa experiência de consumo com sua marca. Anote aí:

1. Conheça seu público

Entenda quem é o seu cliente. Saiba onde ele mora, sua idade, do que gosta, etc. Traçado esse perfil, você saberá com quem está conversando, saberá envolvê-lo e conquistá-lo. Assim, será possível estreitar os laços com seu público usando o tom certo, do jeito certo.

2. Prepare sua equipe

Conheça a rotina da sua equipe e o comprometimento dela com as metas. Lembre-se de que a experiência de consumo é ofertada em todo contato que o cliente tiver com sua empresa, então talvez seja necessário quebrar alguns paradigmas e orientar a equipe a construir relações mais próximas com os consumidores.

3. Mostre os princípios da sua marca

Pratique os valores da sua marca e os aplique na cultura e comunicação organizacional. Seus valores podem gerar conexões positivas do consumidor com a marca. Se sua empresa apoia causas ambientais, por exemplo, é importante evidenciar isso.

4. Crie laços emocionais

Saiba das necessidades e expectativas de consumo dos seus clientes e identifique o que você pode fazer para supri-las. Use a verdade como uma ferramenta capaz de transmitir valores e construir laços positivos e marcantes para seu público.

5. Venda a experiência

Estreite a relação entre você e seu cliente e venda seu produto pensando em quem está comprando. É importante saber como seu consumidor interage com sua marca — e interagir de volta!

O desafio de vender experiência de consumo pode ser vencido por meio da promoção de eventos, ativação no ponto de venda, ações de promoção da marca e na exploração das possibilidades do digital, como uso de vídeos, realidade aumentada, etc.

Quais as tendências de consumo?

Um estudo de comportamento de usuário realizado pela 4P2M apontou algumas tendências de consumo para 2016. Destacamos algumas que são eficazes na oferta de experiência de consumo. São elas:

  • Omnipresença: É preciso estar onde o consumidor quer que você esteja. É importante planejar a estratégia e estar em vários lugares.
  • Personalização: O consumidor gosta de se sentir único. Você pode personalizar desde o seu contato com o consumidor, até uma embalagem, por exemplo.
  • Apoio: O cliente se identifica com marcas humanizadas. Apoie o problema do seu cliente e ofereça soluções.
  • Cultura interna: Prepare sua equipe para que todos tenham orgulho de trabalhar pra essa marca. Uma boa experiência de consumo depende das pessoas que estão envolvidas no processo.

Implementar tendências de consumo é uma forma de estar na frente dos concorrentes e persuadir o consumidor de uma forma diferenciada.

O consumidor tem um poder significativo sobre a construção da sua reputação, e por meio da internet ele tem informações fáceis de uma empresa, um produto ou serviço — além de usar a experiência de outras pessoas como fator decisivo na hora da escolha.

Diante disso, não basta apenas perceber que o cliente é especial, ele precisa saber que é importante para a empresa. Implementar a experiência no ato da compra passa a ter uma importância estratégica para quem oferta. Com isso, a marca deixa de ser vista como algo e passa a ser vista como alguém.

Gostou das dicas? Caso tenha alguma dúvida ou outras dicas para compartilhar, deixe seu comentário aqui no blog e conte para nós!

O consumidor tem um poder significativo sobre a construção da sua reputação
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